Por que empresas resistem a adotar práticas sustentáveis

Por que empresas resistem a adotar práticas sustentáveis

by Gabriel Mallet Meissner on 24 de Junho de 2011

Compartilhe:


O jornal Ivey Business, da canadense Richard Ivey School of Business, perguntou a representantes de 15 organizações líderes em práticas sustentáveis porque as empresas canadenses não se engajam em questões sociais e ambientais. Através desta pesquisa, chegou-se aos 10 maiores motivos de resistência a sustentabilidade. Embora a pesquisa retrate especificamente a realidade canadense, é muito provável que ela se aplique em grande parte ao resto do mundo e ao Brasil. Vamos ver então porque empresas resistem a se tornarem sustentáveis! Os motivos mais mencionados são:

  1. Existem métricas demais que dizem medir a sustentabilidade e elas são muito confusas
  2. As políticas governamentais precisam incentivar resultados e ser mais claramente ligadas a sustentabilidade
  3. Sustentabilidade não é um fator de escolha na hora da compra pelos consumidores
  4. As empresas não sabem como motivar seus funcionários a adotar iniciativas sustentáveis
  5. Sustentabilidade ainda não se encaixa no seu modelo de negócios
  6. As empresas têm dificuldade em distinguir entre as oportunidades e ameaças mais importantes
  7. Organizações encontram obstáculos em comunicar suas boas ações com credibilidade, evitando a sensação de maquiagem verde/ greenwashing
  8. São necessárias normas melhores para engajar setores da sociedade interessados, como comunidades nativas tradicionais
  9. Não há um conjunto de regras padrão referente a sustentabilidade
  10. As empresas que tentam liderar o movimento sustentável frequentemente não conseguem fazê-lo

De todos estes motivos, acredito que o mais importante seja o fato de os consumidores não considerarem a sustentabilidade como um fator importante de decisão de compra. Se todos nós praticássemos mais o consumo consciente, com certeza as empresas se motivariam a se tornarem sustentáveis – caso contrário, perderiam dinheiro com isso. O que você acha disso? Você costuma se informar se os produtos que compra são sustentáveis? Deixe sua opinião nos comentários. Para saber mais Top 10 Reasons Canadian Companies Resist Sustainability – MIT Sloan


Gabriel Mallet Meissner

é editor da Revista Entremundos.


Roube nosso conteúdo : Envie seu artigo : Envie uma dica : Ajude a sustentar : Comunidade

Vamos ter um debate saudável?

A Revista Entremundos é um espaço plural e diverso. O texto que você acaba de ler não representa necessariamente a opinião do veículo. Somos favoráveis ao debate saudável. Se você tem outra abordagem sobre o assunto, pode fazer um comentário abaixou ou ainda nos enviar um artigo para publicação.

Assine o Feed da Revista Entremundos

RSS Feed

Receba nossos posts por e-mail

Digite seu endereço de e-mail no campo abaixo e clique em "Assinar":

  • Rodrigo Lagreca

    Interessantíssima a pesquisa. Eu destaco dentre as razões (todas muito concretas) o receio de serem acusadas de greenwashing. Isso é um temos justificado, mas ao mesmo tempo um absurdo. Ngm sabe exatamente quais caminhos a percorrer para construir uma Economia Verde, e para toda a caminhada é preciso um primeiro passo. A sustentabilidade é muito mais uma cultura a ser apropriada do que uma tomada de decisão. Mas ainda é tratada na base do canetaço, e assim será mais difícil.